ESI Portugal

Tel: +34 91 700 43 40

info@esi-pt.com


Clique sobre los clientes en
amarillo para leer el caso
práctico

Relación de clientes

AOL
ABBOTT
Abengoa
AGFA
Aguas de Alicante
Aguas de Málaga
Almirall Prodesfarma
Barclays PLC
Baxter
BNP Paribas
BP
Brasil Telecom
Boeing
Caja de Granada
Cajamadrid
Cajamar
Caja Rural de Granada
CEPSA EP
Citibank
Cisco Systems
Comunidad de Madrid
Consejo Superior de Comercio
Consorcio Sanitario de Tenerife
Daimler Chrysler
Dell Computer
Deloitte Consulting
Delta Airlines
Día%
Dow Jones
El Pozo
Escuela de Energías Renovables
ExxonMobil
Farmaprojects
FedEx
Gamesa
Gillette
GSK
Grainger
Grunenthal España
Grupo Magenta
Grupo Siro
GTE
Harley Davidson
Hewlett Packard
Hidrocantábrico
Honeywell
IBM
Iberdrola
Ibermática
Instituto Astrofísico Canarias
IMF
JP Morgan
Junta de Andalucía
Junta de Castilla y León
Laboratorios Grifols
National Australian Group
Nortel Networks
Novartis Pharmaceuticals
Oracle
Peoplesoft
Philip Morris
PowerData Ibérica
Prudential
Roche Farma
Satec
Sears
Shell Oil
Schneider
International
Servei Catalá de la Salut
Servei Telecomunicacions
Andorra
Siemens
Sprint
Techrules
Tetra Pack
Timken
Universidad de Las Palmas
UPS
Westinghouse
Technologies Services
World Bank

 


  
 

Há alguns anos, a HP Services compreendeu que para permanecer profissionais em um mercado tremendamente competitivo, as mudanças eram imprescindíveis. O negócio da companhia estava tornando-se mais dedicado a projectos, e a HP Services reconheceu a necessidade de padronizar suas práticas de gestão de projectos.

A HP Services implantou um plano de melhora de actuações para seus Project Managers em todo o mundo. Os objectivos eram claros: reduzir o número de projectos problemáticos, aumentar as margens operativas e conseguir uma equipa de trabalho em projectos flexíveis.

Depois de uma completa análise de necessidades, a HP determinou que requeriam um provedor externo de formação que lhes proporcionasse uma formação exaustiva sobre a gestão de projectos que necessitavam.

Projectos padronizados para todo o mundo

Ron Kempf, Director de Competências em Gestão de Desenvolvimento e Certificação da HP Services, explica: "Segundo revisamos os projectos, se tornou claro que necessitávamos formar os nossos Project Managers nas bases da realização da Gestão de Projectos, e também necessitávamos facilitá-los uma formação muito prática para a execução de seus projectos. Queríamos um enfoque baseado em ferramentas e técnicas provadas, de forma que nossos Project Managers tivessem um marco comum de referência, que permitisse formar novas equipas ou se unir a equipas já existentes em qualquer parte do mundo e começar a trabalhar imediatamente".

A HP Services escolheu a ESI como provedor de formação em 1996, porque esta companhia superava todos os critérios que a HP Services requeria – uma formação baseada no Project Management Body of Knowledge (PMBOK®), classes públicas além de classes internas, instrutores altamente qualificados e reputação internacional.

"Necessitávamos um provedor de formação com provada experiência internacional", assinala Kempf. "A ESI nos contou sua experiência em formação internacional, com especial consideração a aspectos culturais, e isso era muito importante para nós. Estava claro que a ESI tinha a experiência que necessitávamos. Nenhum outro podia comparar-se com a ESI.

Desenho de um programa exaustivo

Juntamente com a HP Services, a ESI desenvolveu um programa integrado que cobrisse as necessidades dos 1.200 project managers que já estavam sendo formados em práticas fundamentais de gestão de projectos. (O número aumentou desde então a mais de 2.500 managers em 160 países e incluso mais pessoal de suporte a projectos). Através do programa da ESI, a HP Services é capaz de oferecer a seus Project Managers uma série de cursos baseados num conjunto de práticas padronizadas e universalmente aceitas em gestão de projectos, o PMBOK®. O programa finaliza com um Certificado de Master em Gestão de Projectos por The George Washington University, o partner académico da ESI durante mais de 20 anos.

SUMÁRIO

Os fatos

- Falta de práticas padronizadas em gestão de projectos a nível local e global.

- Necessidade de reduzir o número de projectos problemáticos para assegurar competitividade.

- Necessidade de aumentar as margens operativas nos projectos.

A solução da ESI

- Estabelecer um programa global integrado em grande escala de cursos abertos e In-Company.

- Desenvolver a formação PMBOK® para proporcionar uma sólida prática em HP Services.

- Criar firmes vias de desenvolvimento profissional dirigidas à certificação PMP®.

O resultado

- 70% dos projectos se ajustam ou melhoram seu orçamento.

- PMP®’s se converteram no principal factor diferenciador para ganhar novos mercados.

- Os Project Managers estão mais implicados ao assumir suas responsabilidades em perdas e benefícios.

Este curso prepara os Project Managers da HP Services para a certificação como Project Managers Professionals (PMP®) do Project Management Institute (PMI®). "Ser capazes de desenvolver a estes PMP®’s é crítico para nós", diz Kempf. "Cada vez mais, proporcionar PMP®’s, se converte em um factor chave de avaliação no processo de licitação, e agora é essencial para ganhar novos mercados". A HP Services teve 12 PMP®’s em 1997; hoje, tem mais de 1.000.

A ESI continua expandindo seu currículo, desta forma a HP Services é capaz de oferecer cursos avançados relevantes para acomodar o número crescente de graduados do programa, que requerem um nível mais alto de formação. "Oferecemos 250 sessões de cursos anualmente em todo o mundo, e a capacidade de provisão da ESI e seu currículo são os factores que melhor contribuem ao êxito do programa. A ESI aportou uma notável experiência e guia ajudando-nos a projectar, desenvolver e entregar nosso programa de formação em gestão de projectos", comenta Kempf. Como a ESI oferece sua formação através de formações abertas, In-Company e online todos os Project Managers de HP Services receberam conteúdos, técnicas e ferramentas consistentes.


“Contar, no trabalho do dia-a-dia, com profissionais bem formados em gestão de projectos nos dá uma margem competitiva no mercado e o programa da ESI de formação em gestão de projectos nos ajudou a conseguir isso.”.
RON KEMPF
Director de Competências em Gestão de Desenvolvimento e Certificação HP Services.

Entendendo o "Negócio" de Projectos

"Antes de termos o programa da ESI funcionando, foram realizadas revisões do projecto em unidades de negócios em todo o mundo, e verificou-se que em alguns casos, nossos Project Managers não compreendiam em sua totalidade ou não implantavam práticas de gestão de risco, controlo de mudanças ou de gestão financeira. Eles entendiam que precisavam terminar um projecto dentro do prazo e sabiam que tinham que satisfazer o cliente, mas não percebiam que tinham responsabilidades com relação aos lucros e perdas de seus respectivos projectos. Mesmo assim, eles estavam na linha de frente da gestão dos nossos negócios", explica Kempf.

A HP Services complementa a sua formação em gestão de projectos em áreas como a gestão de riscos e gestão de contratos, com formação em áreas selectivas do negócio, como a negociação efectiva, realização de apresentações e gestão dos aspectos financeiros de um projecto. "Não estamos apenas desenvolvendo Project Managers mais efectivos, mas também estamos fortalecendo suas competências de negócio" indica Kempf.

Como resultado desta dupla abordagem para formar seus Project Managers, a HP Services percebeu um aumento significativo em seu conhecimento sobre gestão de projectos, competências e habilidades aplicadas em suas áreas de negócio em todo o mundo. O programa formativo da ESI ajudou a reduzir na HP Services o número de projectos problemáticos e a aumentar o grau de consciencização de seus Project Managers com relação a aumentar as margens. Kempf diz que "esta iniciativa de melhorar o desempenho resultou em que 70% dos seus projectos igualaram ou melhoraram o orçamento (bem acima da média da indústria de 50%) e aumentaram as margens em até 50% em alguns casos."

"A formação da ESI ganhou muitos elogios nas avaliações depois dos cursos" comenta Kempf. Uma clara maioria dos assistentes dos cursos indicaram que a formação afectou de forma relevante seu trabalho e afirmam que os conhecimentos e competências adquiridos foram um factor que contribui para sua eficiência e produtividade.
"Outro resultado do treinamento foi uma nova confiança em suas habilidades adquiridas pelos Managers para executar actividades complexas nos projectos", diz Kempf. "Os Project Managers estão mais abertos para enfrentar projectos problemáticos ou com falta de liderança. Estão utilizando uma abordagem mais sólida e coerente na gestão de projectos, assumindo que o controle de projectos complexos é um problema menor do que era no passado".
Outros benefícios, menos tangíveis, surgiram posteriormente como parte da parceria da HP com a ESI. "Nossos trabalhadores reconhecem e compreendem que agora têm grandes oportunidades de desenvolvimento de carreira aqui e, como resultado, estão muito motivados. O compromisso da HP Services com o desenvolvimento profissional nos proporcionou uma vantagem a longo prazo dado que economizaremos centenas de milhares de dólares todos os anos em formação, recrutamento e orientação".
"Poder contar diariamente com profissionais bem treinados em gestão de projectos nos proporciona uma margem competitiva no mercado e o programa formativo da ESI em gestão de projectos nos ajudou a conseguir isso."

PMBOK®, PMI® e PMP® são marcas e patentes do Project Management Institute, Inc., registrado nos EUA e outros países.

 Necessita mais informação?

Para mais informação sobre como a ESI Internacional pode ajudar a sua companhia a alcançar seus objectivos de negócio através de um plano de actuação e processos de Gestão de Projectos, ligue para 800-855-441 ou 351-217-932-989 ou envie um correio electrónico a info@esi-pt.com ou incompany@esi-pt.com ou visite nossa web www.esi-pt.com